terça-feira, 5 de maio de 2009

Junto com o sol.

Depois de um dia inteiro lecionando,
eu saio da escola Vespasiano Martins,
e vejo o sol se pondo por detrás das casas.

A tarde é laranjada.

Desço a rua, pego a Fernando Correa da Costa
e lá adiante, novamente o sol,
se escondendo agora atrás da ponte onde o trem passava...

Enquanto os carros passam apressados ao meu lado,
eu caminho com meus passos onde já não sou mais professor
e olho com olhos de aprendiz o grande astro
pintando a tardezinha de nossa cidade
e ensinando que a vida é amor...

Subo a rua do trilho, passo pelo camelódromo,
faço a volta,
e logo ali, na Afonso Pena,
novamente eu vejo o sol se escondendo
para além da paróquia Perpétuo Socorro
onde a igreja faz novenas...

Atravesso o rio prosa
subo a dr. João Rosa Pires
e novamente eu vejo o sol se pondo,
logo atrás das três grandes araras...
A tarde começa ficar escura.

Passo pela cabeça de boi,
subo a Júlio de Castilho
onde o sol já se foi, junto com os trilhos...

Na tamandaré,
a tarde é laranja escura...

Glauber da Rocha.

Nenhum comentário:

Na praça Ari Coelho . Na praça Ari Coelho também sou um velho jogador de damas que perde, vence, ri e debocha... Como é prazeroso esquecer a...